quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Petra - Creed

Bom dia!

Sendo um dia especial, a escolha de hoje também é.

Petra... O que posso dizer dessa banda? É o grupo musical que mais gosto. Não apenas quantitativamente (eles têm muitas músicas e eu pareço gostar de todas), mas também qualitativamente. Infelizmente, ela encerrou suas atividades em 2006 após terem decidido por isso no ano anterior e lançado o álbum "Farewell". Tive a grande oportunidade de ir a dois shows deles. Inclusive no de sua última turnê no qual fiquei a meio centímetro do palco e aproveitei cada minuto daquele espetáculo.

A banda foi formada em 1972 por Bob Hartman, Greg Hough e John DeGroff. O nome "Petra", cujo sentido é fácil para nós que falamos português (pedra, ou rocha), em inglês significa "rock" assumindo um duplo sentido que corrobora tanto com o estilo que adotaram como a mensagem que pretendem passar.

Em seus primeiros álbuns, suas canções são facilmente comparáveis aos Eagles e a bandas como Lynyrd Sknynyrd ou até mesmo Allman Brother's Band. Contudo, tendo flertado com um som mais enérgico e com o hard rock nos anos 80 e começo dos 90 que se estabeleceram como uma banda conhecida em uma época em que o rótulo de "rock cristão" era motivo de preconceitos tanto por parte de membros de igrejas como de não-religiosos. Durante esse período, seu estilo pode ser comparado ao de bandas como Def Lepard, Cinderella e Journey. É digno de nota que John Elefante e seu irmão Dino produziram muito de seus álbuns. Caso o primeiro nome pareça não lhes dizer nada, John Elefante foi vocalista da grande banda Kansas tendo se tornado produtor em seguida e, vez ou outra, lança algum CD de projetos-solo nos quais ainda canta magistralmente.

Lançaram um total de 24 álbuns e venceram 10 Dove Award e 4 Grammys. Além disso, foram a primeira banda cristã a ser referenciada no Hard Rock Café. Durante toda a sua carreira e mudanças de formações, mantiveram seu compromisso primordial de levar as boas novas através da música.

Eu costumo dizer que já gostava de Petra mesmo antes de ligar o nome à pessoa. Somente resolvi comprar algum disco deles quando, vendo um VHS de um outro artista (Michael W. Smith) era divulgado uma outra fita, do Petra, em que tocava um pequeno trecho de uma das músicas. Essa canção era Beyond Belief. Foi o primeiro disco deles que comprei e, como boa parte das pessoas, ao ouvir a introdução de Armed and Dangerous pensei que minhas caixas de som estivessem com algum problema. Daí em diante, foram somente aquisições de álbuns. E cada um deles (inclusive os que não foram lançados aqui no Brasil) valeu muito a pena.

A banda teve dois vocalistas marcantes. Greg X Volz liderou os vocais até o lançamento do álbum ao vivo Captured in Time and Space. Em seguida, foi John Schlitt quem teve essa função. Ele era vocalista da relativamente conhecida banda Head East (que é muito boa aliás) da qual saiu após se converter ao cristianismo. Particularmente, eu gosto de ambos, assim como gosto de todos os baixistas, tecladistas, guitarristas e bateristas que passaram pela banda.

Volz era um vocalista convidado em seu segundo álbum chamado Come and Join Us (cuja capa é uma de minhas preferidas), mas marcou muito com sua versão de God Gave Rock and Roll to You. Sim, a mesma música que foi lançada pelo Kiss. Contudo, antes que caiam em uma discussão tola sobre quem roubou a música de quem, ela foi composta por Russ Ballard e gravado pela primeira vez pelo Argent.

Outro aspecto curioso é o uso de mensagem subliminar descaradamente em uma de suas músicas no álbum More Power to Ya. A canção Judas' Kiss tem em sua introdução a seguinte mensagem invertida: "What are you looking for the devil when you oughta be looking for the Lord?". [Por quê está procurando pelo diabo quando deveria estar procurando pelo Senhor?] Tratava-se de uma crítica àqueles que tanto procuram por isso em músicas, em especial aquelas em estilo rock e heavy metal, que incendiou tanto a discussão nos anos 80 e que acarretou, nos Estado Unidos na adoção do selo "Parental Advisory". Não é preciso dizer que isso não foi muito bem visto pelas igrejas na época.

Eu poderia, com grande folga, ficar aqui falando o tempo todo da banda, de cada um de seus álbuns, membros e músicas. Seria um dos pots mais longos que já viram antes em um blog. E boa parte das informações seriam de cabeça; não porque tenha memória fotográfica e sim porque existem coisas que valem a pena serem lembradas. Porém, para não fatigá-los, vou ficar somente com a música que escolhi para compartilhar. E, tenho que admitir, a escolha não foi fácil.

Acabei adotando uma música de seu período mais conhecido só que na versão de seu último álbum lançado. Ao contrário de outras músicas que nos encartes continham referências de capítulos e versículos bíblicos para entender o sentido das letras, esta não tinha nada escrito. É uma confissão apaixonada e só. E mais uma das belíssimas letras de Bob Hartman.



Letra:

I believe in God the Father - maker of heaven and earth
And in Jesus Christ His only Son
I believe in the virgin birth
I believe in the Man of Sorrows bruised for iniquities
I believe in the Lamb who was crucified and hung between two thieves

I believe in the resurrection on the third and glorious day
And I believe in the empty tomb and the stone that the angel rolled away
He descended and set the captives free
And now He sits at God's right hand and prepares a place for me

(Chorus)
This is my creed - the witness I have heard
The faith that has endured
This truth is assured
Through the darkest ages past
Though persecuted, it will last
And I will hold steadfast to this creed

I believe He sent His Spirit to comfort and to reveal
To lead us into the truth and light, to baptize and to seal
I believe that He will come back the way He went away
And receive us all unto Himself, but no man knows the day

I believe He is the Judge of all men, small and great
The resurrected souls of men receive from Him their fate
Some to death and some to life, some to their reward
Some to sing eternal praise forever to our Lord

2 comentários:

Lud disse...

Oi oi!

Acordou cedinho hoje para postar! Que bom! Belíssima escolha! De todas as bandas que você me apresentou, com certeza essa é a que toca mais fundo no meu coração...(Eu sei que não tenho muita credibilidade com você, pois tudo que digo lhe parece favorável). Mas diversas vezes, em momentos de densas trevas em minha vida, você estava ao meu lado e ajudava a me confortar com músicas dessa banda.

Tenho certeza que essa múisca traduz bem o que você também confessa e nada mais justo do que num dia especial como esse deixar isso bem claro (não só para os outros), mas para aquEle (único) digno disso!

Beijos, que o clamor do seu coração seja ouvido e seus anos multiplicados!

Razor NetOut disse...

Ae.. Pensei que você postaria o seu AMV ;)