quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Michiko Naruke - To the End of the Wilderness

Aqui estamos nós, em mais um dia.

Para hoje, selecionei uma música que é uma das mais belíssimas que já ouvi em um jogo de videogame. Neste game, todas as músicas foram compostas por ela, Michiko Naruke, e foi pelo trabalho nessa série que se tornou mais conhecida. Falo, claro, de Wild Arms.

Michiko teve a oportunidade de trabalhar como co-compositora de um dos títulos da série Valis e também junto com Motoi Sakuraba em Tenshi no Uta: Shiroki Tsubasa no Inori (lançado somente para Super Famicom).

Em Wild Arms, a temática de faroeste é composta não só de cenários desolados e roupas. Também, e, principalmente, pela música. Os assovios de Naoki Takao e o violão de Yoshiharu Izutsu ajudam na imersão em um espírito de desolação e solidão que poucos jogos conseguem fazer. Estou tendo a oportunidade de jogar o remake lançado em 2003 (Japão) e 2006 (Estados Unidos) para Playstation 2 chamado de Wild Arms Alter Code F. Apesar de ser um pouco menos realista (veja Hanpan por exemplo), ele consegue passar a mesma sensação e emoção.

E é isso tudo que torna Wild Arms uma experiência única nos videogames. Claro que os quebra-cabeças, os inimigos difíceis e o próprio storyline também. Contudo, nada disso faria qualquer sentido se ocorressem em meio a um silêncio gritante.

A música que escolhi é To the End of the Wilderness (chamada às vezes de Into the Wilderness). Como a música de ontem, é também instrumental e não requer letras. E, igualmente como a de ontem, podemos comprovar que a letra é o que menos importa.

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