domingo, 22 de novembro de 2009

Mozart - Rondó em D Maior K 382

Bom dia!

A música escolhida de hoje também merece uma história. Certa vez, quinze anos atrás na Cultura (rede de televisão de São Paulo) vi um filme qu falava sobre Mozart. No mesmo ano, só que em um domingo, o filme foi reprisado e o assisti novamente. Contudo, jamais me lembrei do nome do filme cujo enredo focava em uma música de Mozart que tentava achar, em vão. Afinal, existem muitas músicas e gravações de suas músicas o que torna essa tarefa hercúlea e praticamente impossível. Porém, a música martela intacta na minha cabeça até hoje.

Contudo, falando sobre compositores de música clássica com alguns amigos meus, teci algumas palavras a respeito desse filme. Um deles, o mais sagaz em desvendar os segredos pelo Oráculo, o procurou. E o encontrou. O filme é tão underground, mas tão underground que não existe em lugar nenhum na internet para ser visto. Só consegui ver uma imagem dele (e da personagem principal do fime). Para venda, somente uma versão holandesa com áudio original em alemão e legendas de outro idioma ainda mais incompreensível.

O filme foi dirigido por Karl-Heinz Lotz, rodado em 1991 e feito exclusivamente para a TV. O nome original é Trillertrine e se passa em 1791, ano da morte de Mozart. Em português, recebeu uma versão do nome ("Procura-se Mozart") e,quando passou na Cultura, uma versão dublada que não tenho qualquer esperança de assistir de novo.

Tal história não é somente minha. Vasculhando na internet sobre o filme, me deparei com várias pessoas que passaram o mesmo que eu tentando não só descobrir o nome da música que é o motivo principal do filme como também o nome do próprio. Inclusive um rapaz da Austrália relatou em algum lugar coisas muito semelhantes a essa minha experiência. O que nos uniu sob um laço; um laço que une vários desconhecidos e deconhecedores de algo que vimos em nossas infâncias.

A música que toca nesse filme é o Rondo em D Major K 382. Ela não é pequena como possa parecer, mas creio que um trecho dela seja suficiente para o que proponho aqui.

Um comentário:

Razor NetOut disse...

Tenha fé, que um dia você encontra esse filme em algum lugar (possivelmente no local mais inóspito, pois esse tipo de coisa acontece normalmente comigo) :)