Boa noite!
Já falei aqui de Monaco, já falei de New Order, mas que tal comentar alguma coisa sobre a banda que deu origem a uma das melhores bandas dos anos 1980 e diversos projetos paralelos de seus integrantes?
Conheci Joy Division por acaso. Na época, nem fazia idéia da relação deles com o New Order. Lembro que assistia em casa um programa da MTV (eu era adolescente, fazer o quê) chamado Uá-uá (versão em português do famoso efeito de guitarra). Por alguma razão misteriosa, resolveram tocar uma música antiga e não as da modinha como e geral faziam.
Uma banda formada nos fins dos anos 1970 sob forte influência dos Sex Pistols não a tornou em um grupo punk. O que de melhor tiraram do movimento foi a noção de que um roqueiro não é um tipo de deus que deve ser adorado. como muitos conjuntos que surgiram no Reino Unido no período, são classificados como parte do pós-punk.
Com o suicídio do vocalista Ian Curtis pouco antes de iniciarem sua primeira turnê nos Estados Unidos apanhou de uma surpresa aguardada seus companheiros de banda. Foi algo tão óbvio e ao mesmo tempo tão subestimado que sentimentos ambíguos devem ter aflorado não só entre eles, mas com os que o conheciam.
Não posso dizer que sou grande conhecedor da banda. Além desta que escolhi (e que é de longe a mais conehcida deles), citaria mais duas que são legais também: Transmission e Isolation. O segundo álbum da banda (lançado após a morte do vocalista) possui mais uso de sintetizadores. O prolongamento disso no New order é muito claro se prestarem atenção. Principalmente nas fortes e marcantes frases de baixo.
Espero que a canção sirva para buscarem alguma coisa a mais do grupo. Vale a pena ser ouvido pela sua sonoridade única e bem diferente das bandas posteriores de seus integrantes. Além, é claro, de terem sido uma das primeiras bandas a apresentar um clima mais sombrio na execução de suas músicas. Diferente do Blue Öyster Cult que apresentava muito do terror e do gótico em suas letras belíssimas. Escolhi uma versão ao vivo porque a original está com a incorporação desativada; recomendo que a procurem e teçam suas próprias comparações. Eu particularmente gosto muito do clipe e de sua fotografia esquisita.
Letra:
When the routine bites hard
and ambitions are low
And the resentment rides high
but emotions won't grow
And we're changing our ways,
taking different roads
Then love, love will tear us apart again
Why is the bedroom so cold
Turned away on your side?
Is my timing that flawed,
our respect run so dry?
Yet there's still this appeal
That we've kept through our lives
Love, love will tear us apart again
Do you cry out in your sleep
All my failings exposed
Get a taste in my mouth
As desperation takes hold
Is it something so good
Just can't function no more?
When love, love will tear us apart again
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário