sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

The Clash - Police and Thieves

Boa tarde!

Antes de mais nada, peço imensas desculpas pelos dez dias que fiquei sem postar... Uma série de eventos me fizeram esquecer de postar um dia, no segundo estava tão chateado por não ter postado que somente me enredei nessa auto-decepção e terminei ficando este tempo todo sem comaprtilhar nada.

Seja como for, decidi não fazer isso tudo morrer e continuar postanto normalmente como fazia (seria tolice postar onze músicas em um único post). Porém, o objetivo inicial do blog sempre foi um ano inteiro com músicas. Então, terão que me agüentar dez dias a mais para compensar isso.

Chega de choradeira agora e vamos lá!

A banda de hoje é uma daquelas que não sou extremo fã. Com "fã" quero dizer de ter todos os discos, saber todas as músicas principalmente as mais obscuras. Isso eu não sou mesmo. Mas algo muito interessante ocorreu quando peguei uma das coletâneas deles para ouvir. Eu conhecia praticamente todas as músicas (com exceção de uma ou outra). Should I Stay or Should I Go e Rock the Casbah por exemplo. Mas muitas outras como Spanish Bombs e Train in Vain também ecoam em minha mente vez por outra.

Ainda que seja constantemente associada ao movimento punk londrino, o The Clash experimentou muitos outros estilos musicais. Como toda boa banda, não se limitaram a um único público e reduto de fãs e admiradores. Pela variedade de sonoridade e ousadias, seria té possível dizer que são uma banda de rock que tentou, com relativo sucesso, mesclar o rock progressivo e o punk. Ambos os estilos coexistiam e se digladiavam no ano de 1976 em que a banda foi formada. O punk, com letras raivosas (de crítica social ou não) ou mais amenas, prezava pela crueza de composições e músicas curtas. O rock progressivo, pelo uso de tecnologias e coisas novas além de épicos de, pelo menos, cinco minutos (mais que o dobre de músicas punk da época).

Sex Pistols, Ramones e The Clash são bandas consideradas punk e muito diferentes entre si. Cada uma delas faz a gente sentir alguma coisa correndo em nossas veias. No caso do Clash, às vezes eu rio, às vezes me sinto incomodado, e às vezes sinto decepção com a raça humana.

Não é "a" banda que representa o punk como um movimento e ideologia com toda certeza. Mas as suas letras falam de coisas que os punks de verdade expressavam com a verborragia e palavrões das ruas. Por isso que vale a pena ouvir The Clash. Alguém que ainda hoje se considere punk, que diz que luta pelo sistema, que se coloca contra a autoridade estatal instituída (muitas vezes não para derrubá-la, mas para que não se torne ditatorial) tem que conhecer essa banda. Não se faz protesto sem pensar. Se Sex Pistols nos dá a raiva, Ramones a atitude, The Clash deve dar a reflexão e o pensamento.

Não tenho muito o que dizer de seus integrantes e dos conflitos que levaram à saída de seus integrantes e a situação atual da banda. Escutem as músicas deles, as suas letras e reflitam. É isso o que realmente conta. Eles não fazem panfletagem ideológica; mas descrevem muitas coisas que vivemos e podemos viver.

Foi difícil escolher uma única canção que os representasse, mas optei por uma que até hoje me chama muito a atenção. Não é a minha predileta deles (gosto muito de I Fought the Law), mas a letra é interessante. Fala um pouco do temor que temos não só de ladrões e não só de policiais, mas de ambos. Espero que se interessem pela letra e que busquem mesmo outras canções deles. Podem começar com as que já citei aqui.



Letra:
Police and thieves in the streets
Oh yeah!
Scaring the nation with their guns and ammunition
Police and thieves in the street
Oh yeah!
Fighting the nation with their guns and ammunition

Jenny says that Revelation
The next generation
Genesis to Revelation
The next generation

And all the clouds come in day by day
No one stop it in anyway
And all the peacemaker third war officer
Hear what I say

Vocal ad lib

Police, police, police and thieves oh yeah
Police, police, police and thieves oh yeah
Jenny says oh yeah
Police, police, police and thieves oh yeah

Scaring, fighting the nation
Shooting, shooting their guns and ammunition

Police, police, police and thieves oh yeah
Police, police, police and thieves oh yeah
Here come, here come, here come
The station is bombed
Get out get out get out you people
If you don't wanna get blown up

Nenhum comentário: