Pensando na música em que postaria hoje enquanto ouvia o rádio, era embalado por uma série de canções chatas. Contudo, instantes depois, começa a introdução emblemática dessa música cuja autoriaa e verdadeira origem (e até mesmo letra) é misteriosa e confusa. Essa versão de Sweet Home Chicago é muito conhecida principalmente pelo fato de ser tocada por uma banda (The Blues Brothers) que têm um filme, homônimo no original e, aqui no Brasil, denominado de "Os irmãos cara de pau". a banda foi fundada em 1978 por dois comediantes: John Belushi e Dan Aykroyd. sua primeira aparição foi em uma esquete do programa Saturday Night Live em 22 de Abril de 1978. Porém, logo saíram do âmbito televiso e, no mesmo ano, lançaram seu álbum chamado Briefcase Full of Blues. E, finalmente, em 1980, foi feito o filme que os tornou conhecidos não só nos Estados Unidos. Essa fama fez ainda com que uma audiência mais jovem se inetressasse pelos ritmos mais antigos (Blues, Soul e até mesmo Jazz).
O filme por si mesmo é sensacional. É um dos musicais mais divertidos que já tive a oportunidade de assistir. A história é envolvente e cada canção é muito bem arranjada com forte influência do blues (dã) e também de sua variante mais "apressada", as primeiras experiências no rock'n'roll. Nem todos os membros da banda aparecem no filme, mas seria digno de nota afirmar que tanto Belushi como Aykroyd cantam de verdade, tanto no filme como no álbum. Existe um segundo fime (Os irmãos cara de pai 2000) que é razoável, mas muito inferior ao original; principalmente por faltar a presença de Belushi (morto em 1982). Alguns dos artistas que tiveram participações epeciais no primeiro filme (como Aretha Franklin e James Brown) voltaram neste segundo que é musicalmente mais ousado.
Não pretendo ser chato e inundá-los com uma série de afirmações acerca das origens da música (como uma variação de Kokomo Blues) e suas mais variadas versões e letras modificadas. O que importa aqui é a música e o que ela representa. ainda que sua história diga muito acerca dela, ao ouvi-la não posso me esquivar de lembrar de Jack e Elwood Blues tocando em um teatro lotado para arrecadar fundos para cumprir uma missão divina de arrecadar dinheiro para salvar o orfanato católico em que cresceram. A música serve apra mostrar que muitas músicas de outros estilos são muito mais mrock'n'roll do que muitas vendidas sob essa designação tão genérica e sem sentido de hoje.
Letra (mas acreditem: o principal são os instrumentos):
Come on
Oh baby don't you wanna go
Come on
Oh baby don't you wanna go
Back to that same old place
Sweet home Chicago
Come on
Baby don't you wanna go
Hidehey
Baby don't you wanna go
Back to that same old place
Oh sweet home Chicago
Well, one and one is two
Six and two is eight
Come on baby don't ya make me late
Hidehey
Baby don't you wanna go
Back to that same old place
Sweet home Chicago
Come on
Baby don't you wanna go
Oh come on,
Baby don't you wanna go
Back to that same old place
Sweet home Chicago
Six and three is nine
Nine and nine is eighteen
Look there brother baby and see what I've seen
Hidehey
Baby don't you wanna go
Back to that same old place
Sweet home Chicago
Oh come on
Baby don't you wanna go
Come on
Baby don't you wanna go
Back to that same old place
My sweet home Chicago
Um comentário:
Esse filme é muito bom, faz tempo que eu não assisto.. É que teve uma época que a minha mãe gravou na TV, daí assistimos até encher o saco :D
Por sinal, essa música é muito boa!
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