sábado, 12 de dezembro de 2009

New Order - Bizarre Love Triangle '94

Bom dia!

Falei de Monaco uns dias atrás e não tem como não falar do New Order. A banda, formada com os sobreviventes do Joy Division, tem um estilo bem diferente de sua primeira banda. É uma das bandas dos anos 1980 que abusam de sintetizadores e efeitos que mais gosto; principalmente porque o baterista toca mesmo bateria. Ao menos ele toca e não é algo programado previamente.

A pegada da banda é muito menos experimental e depressiva dos trabalhos do Joy Division. Contudo, boa parte das letras ainda carregam um pouco dessa melancolia anterior. Se puderem enxergar o New Order como algo além de uma mera banda pop poderão perceber duas coisas. A primeira é que não se fazem mais músicas populares como se faziam antigamente; a segunda é que uma música famosa pode ser, além de agradável aos ouvidos de muitas pessoas, uma obra que nos faz pensar.

A Wikipedia diz que eles são uma banda de rock/eletrônico alternativo. Eu acho que essa designação é incorreta. A idéia de "música alternativa" não é definidora de um estilo, mas de uma condição de divulgação e audiência restritos de qualquer tipo de canção. Até porque eles fizeram muito sucesso e, emsmo tendo tido uma série de hiatos durante sua carreira, fizeram shows (no brasil inclusive) até pouco temp atrás.

Outra coisa notável deles é a arte de seus discos. Minimalistas, às vezes nem continham o nome da banda, do disco ou até mesmo das músicas (que às vezes não tem nada a ver com a música). Outros ainda curtem muito os clipes deles que são um pouco surreais e interessantes (como o de Blue Monday por exemplo).

Agora, o mesmo problema que tenho enfrentado com aquelas bandas que conheço, escuto e gosto há bastante tempo, se repete aqui: qual música deles escolher? Eu sempre fico entre Bizarre Love Triangle e Regret para escolher a que mais gosto deles. Mas acabei jogando uma moeda e deu a primeira. Optei pela versão de 1994 por ter sido a primeira que escutei e a que fica na minha cabeça quando lembro dela.



Letra:

Every time I think of you
I feel shot right through with a bolt of blue
It's no problem of mine
But it's a problem I find
Living a life that I can't leave behind
But there's no sense in telling me
The wisdom of the fool won't set you free
But that's the way that it goes
And it's what nobody knows
well every day my confusion grows

Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I'm waiting for that final moment
You say the words that I can't say

I feel fine and I feel good
I'm feeling like I never should
Whenever I get this way
I just don't know what to say
Why can't we be ourselves like we were yesterday
I'm not sure what this could mean
I don't think you're what you seem
I do admit to myself
That if I hurt someone else
Then I'll never see just what we're meant to be

Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I'm waiting for that final moment
You say the words that I can't say

Um comentário:

Razor NetOut disse...

Essa é bem legal. Eu gosto de uma gravação acústica da Mariana Leporace dessa música, ficou muito boa ~