terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Newsboys - Shine

Bom dia!

Hoje a banda que escolhi é um tanto quanto... Estranha? Provavelmente muitos de vocês sequer ouviram falar deles, mas fizeram um sucesso considerável durante o início da década de 1990 com dois hits. Claro que, apesar de serem muito talentosos, ficaram restritos a um nicho gospel aqui no Brasil.

E verdade seja dita: eles são muito melhores ao vivo do que em estúdio. Em um SOS da Vida eu queria assistir ao show do Petra, mas meu irmão acabou comprando ingressos para o dia errado e a atração internacional da noite seria Newsboys. Fiquei muito bravo, claro, porque eles me pareciam muito "discoteca" para mim (tinham acabado de lançar o disco Love, Liberty and Disco inclusive).

Mas me surpreendi. Mesmo desconhecendo boa parte das canções, curti a apresentação deles do começo até o fim. Uma das coisas mais legais foi o solo duplo de bateria. Durante toda a noite me perguntava sobre a razão de existirem duas baterias no palco. Quando o vocalista sentou na segunda e começou a disputar viradas com o baterista em que um fazia algo e o outro tentava copiar, não pude pensar outra coisa que não "Wow!".

A banda foi fundada em 1985 na Austrália com o nome de The News, mas mudaram para Newsboys em 1987 quando foram aos Estados Unidos para evitar confusões com o Huey Lewis and the News. O baterista fundador da banda, Peter Furler, acabou se tornando vocalista da banda em meados dos anos 1990 (e foi ele que vi tocando e cantando no show que comentei). Tocou inclusive com o Petra na gravação do disco Jekyll & Hyde; ele aparece nas imagens do álbum, mas logo Paul Simmons tomou seu lugar para fazer a turnê.

Escolhi Shine para comaprtilhar porque era a que conhecia deles que menos gostava. Mas ouvindo-a nos últimos tempos, vi que é muito bem composta (melhor que I'm not Ashamed que antes ocupava esse posto para mim).

O clipe é bem legal e vale a pena ser assistido. Destaque para a referência a um dos evangelhos perto do final; é o versículo de referência para toda a letra afinal de contas.



Letra:
dull as dirt
you can´t assert the kind of light
that might persuade
a strict dictator to retire
fire the army
teach the poor origami
the truth is in
the proof is when
you hear your heart start asking,
"What´s my motivation?"


and try as you may, there isn´t a way
to explain the kind of change
that would make an Eskimo renounce fur
that would make a vegetarian barbecue hamster
unless you can trace this about-face
to a certain sign...

Chorus
shine
make ´em wonder what you´ve got
make ´em wish that they were not
on the outside looking bored
shine
let it shine before all men
let´em see good works, and then
let ´em glorify the Lord

out of the shaker and onto the plate
it isn´t Karma
it sure ain´t fate
that would make a Deadhead sell his van
that would make a schizophrenic turn in his crayons
Oprah freaks
and science seeks a rationale
that shall excuse
this strange behavior

when you let it shine
you will inspire
the kind of entire turnaround
that would make a bouncer take ballet
(even bouncers who aren't happy)
but out of the glare
with nowhere to turn
you ain´t gonna learn it on "What´s My Line?"

Nenhum comentário: